Cinemateca

Por ser extremamente dinâmico, instigante e acessível, o cinema é um meio de comunicação com grande potencial informativo, segundo Suely Amorim Araújo (2007), desde os primórdios da produção cinematográfica a indústria do cinema sempre foi considerada, inclusive pelos próprios produtores e diretores, um poderoso instrumento de educação e instrução. Pode-se dizer que, como afirma Alencar (2007):

O cinema possibilita o encontro entre pessoas, amplia o mundo de cada um, mostra na tela o que é familiar e o que é desconhecido e estimula o aprender. Penso que o cinema aguça a percepção a torna mais ágil o raciocínio na medida em que, para entendermos o conteúdo de um filme, precisamos concatenar todos os recursos da linguagem fílmica utilizados no desenrolar do espetáculo e que evoluem com rapidez. (ALENCAR, 2007, p. 137).

Percebe-se, então o poder dos filmes em despertar emoção, reflexão e conhecimento, a sétima arte se torna então uma preciosa ferramenta pedagógica tanto para os professores como para os pais.

Vamos dar uma mãozinha apresentando aqui alguns títulos que proporcionarão aprendizado de forma prazerosa para você e seus alunos. Veja: